Municípios promovem pesquisa de impacto econômico da pandemia na área cultural

Publicado em 25/05/2020 às 10:23 - Atualizado em 25/05/2020 às 10:24

A AMMVI por meio do Colegiado de Gestores Municipais de Cultura, com o apoio do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi) está realizando uma pesquisa para conhecer e analisar os impactos sociais e econômicos da pandemia causada pelo novo coronavírus no setor cultural e artístico da região. 

As medidas da quarentena de orientação para prevenir o contágio de Covid-19, como distanciamento social e proibição de aglomerações, têm provocado impacto na economia criativa. Com isso, a cadeia produtiva de empresas, empreendedores e profissionais que produzem bens culturais e artísticos, que prestam serviços de entretenimento e que promovem ou atuam em eventos estão sendo diretamente afetados economicamente.

A participação dos empreendedores e agentes culturais no preenchimento desta pesquisa é importante para conhecer a realidade dos municípios e buscar soluções para a gestão cultural. “A pesquisa vai possibilitar que os gestores municipais adotem estratégias emergenciais, como também façam o planejamento de metas a médio e longo prazos para a recuperação do setor na região e nos municípios”, explica o presidente do Colegiado de Cultura da AMMVI, Rodrigo Ramos, secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau.  

Devem responder a pesquisa artistas, produtores, agentes, gestores culturais e profissionais que atuam na cadeia produtiva. É importante ressaltar que o questionário deve ser respondido completo e enviado ao fim das perguntas. 

O formulário está disponível até dia 29 de maio (clique aqui). Participe e compartilhe com a sua rede de contatos esta iniciativa.

Michele Prada, Ascom AMMVI.