Compartilhe
Blumenau

Novembro Azul estimula cuidados com a saúde do homem em Blumenau

Publicado em 05/11/2018 às 09:09 - Atualizado em 05/11/2018 às 09:09

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), promove no mês de novembro atividades para estimular o cuidado com a saúde do homem. A programação faz parte do movimento mundial Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata, e no município especificamente também chama atenção para outras doenças comuns em pacientes do sexo masculino.

Na rede de atenção básica de Blumenau as ações já começaram no final do mês de outubro, unindo atividades do Outubro Rosa (prevenção do câncer de mama) e do Novembro Azul. Na oportunidade foram realizadas palestras, consultas, exames e orientações para a comunidade, em oito unidades que abriram as portas no sábado, dia 27.

Na próxima quinta-feira, dia 8, será a vez dos profissionais da saúde receberem uma capacitação sobre diabetes, na Escola Técnica de Saúde (ETSUS). O tema voltará a ser abordado no dia 14, Dia Mundial do Diabetes, dessa vez com atividades voltadas à comunidade, com realização de testes de glicemia capilar e orientações, na praça em frente ao Teatro Carlos Gomes, na Rua XV de Novembro, no Centro da cidade.

Para chamar atenção da população para o cuidado com a saúde do homem e prevenção ao diabetes, a Caminhada Azul será realizada no sábado, dia 10, com saída às 9h30 da Praça Dr. Blumenau até a Praça do Teatro Carlos Gomes. Lá a comunidade terá a oferta de testes de glicemia capilar; aferição de pressão arterial (PA); orientações sobre saúde do homem, prevenção, diagnóstico e tratamento do diabetes; orientações em nutrição; ações de prevenção da violência no trânsito em conjunto com o Seterb; e orientações sobre tabagismo e grupos de apoios existentes em Blumenau. Serão distribuídas gratuitamente camisetas para os primeiros 150 participantes da caminhada, que será acompanhada por uma educadora física.

A integração de políticas em saúde em torno desta data tem relação direta com as estatísticas de saúde e doença dos homens. De acordo com Talira Schütz dos Santos, coordenadora da Política da Saúde do Homem em Blumenau, a prevenção e conscientização sobre o câncer de próstata é importante, mas não a principal causa de morte entre pacientes do sexo masculino. “Doenças circulatórias, cardiovasculares e eventos externos, como acidentes de trânsito, ainda lideram as principais razões de óbito entre os homens. Nossa proposta é uma abordagem mais global para uma prevenção mais efetiva”, avalia.

Nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) as ações de prevenção serão realizadas no decorrer do mês, de acordo com a programação de cada uma. As atividades variam entre consultas masculinas (de enfermagem, médica e odontológica), aferição de PA, testes de glicemia, testes rápidos, além de orientações sobre temas de saúde. A coordenação da Política da Saúde do Homem também fará eventos externos referentes ao assunto, como palestras em empresas e o evento “Saúde do Militar” do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

Secretaria Municipal de Comunicação da prefeitura de Blumenau.

 


Rua Alberto Stein, 466, Bairro Velha, Blumenau - SC
CEP: 89036-200