Compartilhe

AMMVI completa 50 anos

Publicado em 02/08/2019 às 07:16 - Atualizado em 02/08/2019 às 08:12

Cinquenta anos de fundação. É o que a AMMVI completa nesta sexta-feira, 2 de agosto. Para marcar a data, festividade especial está prevista para acontecer na sede da entidade, a partir das 19h. Na ocasião, será prestada homenagem aos ex-presidentes dos últimos 10 anos e instituições que colaboram na construção da região. 

“É um momento de comemorar o cinquentenário e as conquistas acumuladas nestes anos, como também de agradecer a todos que nos ajudam na construção de nossa história e nos apoiam em projetos que primam pelo desenvolvimento do Médio Vale do Itajaí”, enfatiza o presidente da AMMVI e prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt. 

Em meio ao crescimento do movimento municipalista catarinense e à necessidade de desenvolvimento econômico do Médio Vale, surgiu a Ammvi. Desde aquela época, os prefeitos já enfrentavam falta de autonomia política e financeira e era preciso dar voz aos Municípios.

Composta por 14 municípios, a AMMVI promove a integração e o desenvolvimento econômico e social da região, trabalhando pela defesa dos direitos e da autonomia dos municípios. Para tanto, a entidade presta serviços nas diversas áreas da administração pública e promove a representatividade político-institucional. 

“Somos a união de objetivos, sonhos, parcerias e carregamos conosco valores como cooperação, comprometimento, moralidade, sustentabilidade e transparência”, destaca o presidente da AMMVI. Segundo ele, as ações são planejadas e executadas com base nas demandas apontadas pelos gestores públicos e técnicos municipais, nas reivindicações dos cidadãos e nas decisões dos Entes federados. 

Para a prefeita de Doutor Pedrinho e vice-presidente institucional da entidade, Simoni Nones, a história da Associação tem sido escrita em defesa dos direitos dos municípios, da integração de soluções, do zelo pela transparência e da busca por soluções que propiciem a constante evolução da região. 

“O nosso Médio Vale cresceu em virtude das características de seu povo ordeiro e trabalhador. Nestes anos, a AMMVI acompanhou este desenvolvimento e tem trabalhado pelo aprimoramento da qualidade de vida dos cidadãos. Temos ciência dos vários desafios que estão por vir e caminhamos na certeza que estamos progredindo e muitas conquistas ainda serão comemoradas”, finaliza o presidente da entidade. 

História 

A necessidade de promover a integração e a organização dos municípios da região do Médio Vale do Itajaí fez surgir o movimento pela fundação da AMMVI. A entidade foi criada na Universidade Regional de Blumenau (Furb) que, à época, reuniu prefeitos da região para aprovação do estatuto social e realizou a assembleia de constituição no dia 2 de agosto de 1969.

Atualmente a AMMVI é constituída por 14 municípios: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó. 

Conquistas 

Ao longo das últimas décadas, a AMMVI acumulou conquistas em prol da região que foram construídas com o apoio de lideranças políticas e empresariais, dentre elas construção da BR-470, trecho Navegantes-Blumenau; elaboração e revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável e da Política Municipal de Saneamento Básico; elaboração dos diagnósticos socioambientais aos municípios e regulamentação dos serviços de terraplanagem; incremento do repasse do transporte escolar da rede estadual de ensino; aumento do acesso as telefonias fixa e móvel na região; implantação do campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Blumenau. 

As mais recentes vitórias decorrentes da união de esforços foram o aumento do Fundo de Participação dos Municípios (FPM); o parcelamento da dívida previdenciária; e a constante orientação aos gestores e técnicos municipais sobre a evolução e a estruturação dos serviços públicos, uma vez que os municípios, nas últimas décadas, assumiram mais responsabilidades sem a devida garantia de recursos. 

Desafios 

Os desafios são muitos e estão sendo buscados ao longo dos anos. Dentre eles estão: revisão do Pacto Federativo, atualização da tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) e repasse da arrecadação das contribuições sociais para os municípios. 

Além disso, os municípios da região almejam atualização monetária dos valores dos programas estaduais, aumento do número de efetivos na segurança pública, implantação da Ferrovia da Integração, duplicação da BR-470, dentre outros pleitos. 

Michele Prada, Ascom AMMVI

 

 

 


Rua Alberto Stein, 466, Bairro Velha, Blumenau - SC
CEP: 89036-200