Compartilhe
Guabiruba

Banda Das Lebenslied é tetracampeã em concurso estadual de bandas e fanfarras

Publicado em 26/11/2019 às 16:26 - Atualizado em 26/11/2019 às 16:30


Créditos: Prefeitura de Guabiruba Baixar Imagem

No último final de semana, a banda Das Lebenslied venceu pela quarta vez o Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras de Santa Catarina. O evento ocorreu nos dias 23 e 24 de novembro em Araquari, Norte do Estado, e teve a participação de 20 corporações de diversas categorias. A organização foi da Associação de Bandas e Fanfarras do Vale do Itajaí.

As peças duas apresentadas já fazem parte do repertório da banda: Melodias de Guabiruba e Guten Kamerraden. O maestro Sidinei Baron explica que, junto com o trabalho de ensino musical e ensaio de repertório, para participar do campeonato também foi necessário treinar marcha, desfile e pelotão de bandeiras, quesitos avaliados na apresentação da banda. “Estávamos ansiosos, com aquele friozinho na barriga. O momento mais especial foi durante a nossa apresentação, vendo a beleza da nossa banda, ouvindo o nosso som tão harmonioso e os alunos tão empenhados e sincronizados. Também a satisfação e encantamento dos jurados com a qualidade musical da banda, isso me fez reviver novamente o espírito da Das Lebenslied, espírito de união, de valorização da cultura da nossa cidade”, enfatiza Baron.

Pelotão de bandeiras premiado

Além da banda, o pelotão de bandeiras também foi premiado, ficando com o segundo lugar na faixa etária infanto-juvenil. A banda é formada por 30 integrantes e o pelotão, por quatro que são os responsáveis por carregar as bandeiras de Guabiruba, de Santa Catarina, do Brasil e o estandarte da corporação. Os instrumentos da banda são escaleta, metalofone baixo e contralto, lira, flauta doce soprano, sinos de mesa e percussão (prato, bombo, surdo, caixa).

Para participar da Das Lebenslied é necessário ser aluno ou ex-aluno da Escola Padre Germano Brandt, entidade sede da corporação, que fica no Bairro Aymoré. O projeto é mantida pela Fundação Cultural de Guabiruba, com parceria com a APP da Escola Padre Germano Brandt e Comissão de Pais da Banda e Glockenchor Das Lebenslied.

O grupo encerra o ano com a última apresentação a ser realizada com o trio de cítaras no VII Germano Licht Nacht, evento natalino da escola que acontece na próxima segunda-feira, 02 de dezembro, a partir das 19h30.

Assessoria de imprensa da prefeitura de Guabiruba.


Rua Alberto Stein, 466, Bairro Velha, Blumenau - SC
CEP: 89036-200